02001nam a2200193 a 450000100080000000500110000800800410001910000190006024501020007926002060018152012530038765300210164065300230166165300320168470000250171670000220174170000220176370000220178521534372024-04-10 2011 bl uuuu u00u1 u #d1 aMIRANDA, G. A. aSiimulador de erosão como prática educativa para conservação de solos.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Soloc2011 aA popularização da ciência surge como necessidade para que todo cidadão torne-se ativo colaborador no processo de mudanças paradigmáticas necessária na construção da nova civilização sustentável. Faz-se necessário disponibilizar informações de forma clara, que considere a complexidade inerente ao atual estágio de desenvolvimento de nossa sociedade. Como contraponto, a tecnologização da vida vem omitindo relações ecológicas, processos fundamentais à vida e sua continuidade. A complexidade do sistema solo fica exposta quando atenta-se para o processo de conservação de solo: nele, seus componentes físicos, químicos e biológicos compõe relações que podem ser melhor compreendidas se considerado sob a ótica da alfabetização ecológica. O presente trabalho descreve um simulador de erosão portátil de fácil confecção, como de ferramenta na ampliação das ações de conservação de solo. Assim, o modelo tende a exprimir a importância da conservação dos solos de modo prático e visual, podendo ser utilizando em classes com menores graus de instruções de escolaridade, assim como produtores semi-analfabetos, crianças em formações escolares em andamento e até níveis mais altos de escolaridade. aCiência do solo aEcoalfabetização aPopularização da ciência1 aMATRANGOLO, W. J. R.1 aMOREIRA, J. A. A.1 aRESENDE, M. Q. de1 aPEREIRA, M. P. R.