02204naa a2200337 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024501370008126000090021830000300022749000100025752010840026765000170135165000250136865000130139365300240140665300170143065300360144765300300148365300210151370000250153470000210155970000270158070000240160770000210163170000220165270000210167470000250169577301460172021516652023-02-11 2022 bl uuuu u00u1 u #d1 aSAMPAIO NETO, A. aMercado municipal de orgânicosbuma opção de aquisição de produtos orgânicos em Petrolina - Pernambuco.h[electronic resource] c2022 acap. 9, p. 119-127. v. 1, vv. 1, aA demanda por produtos agroecológicos orgânicos e naturais apresenta uma tendência crescente nos últimos anos, dado a maior preocupação da população no consumo de alimentos mais saudáveis. Objetivo: Apresentar e fazer compreender como se deu o processo de implantação do Mercado Municipal de Orgânicos, com propósito de comercialização de produtos de base agroecológica no município de Petrolina-PE. Método: Trata-se de um estudo de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Resultados: Criado em 2019, o Mercado Municipal de Orgânicos é considerado o segundo mercado voltado para produtos orgânicos no Brasil, sendo o primeiro do Norte-Nordeste. São comercializados uma variedade de frutas, verduras e legumes sem aditivos químicos. Todos os produtos vendidos no mercado municipal possuem a Certificação Orgânica credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Conclusão: Uma iniciativa importante para a oferta de alimentos orgânicos e opção de uma alimentação mais saudável para as pessoas. aFamily farms aAgricultura Familiar aAlimento aAdubação organica aAgroecologia aMercado municipal de orgânicos aSertão do São Francisco aSustentabilidade1 aPACHECO, C. S. G. R.1 aARAUJO, J. L. P.1 aPADILHA NETO, A. de S.1 aSANTOS, M. H. L. C.1 aSANTOS, E. E. F.1 aSANTOS, F. C. dos1 aSOBRAL, E. F. M.1 aVITAL JÚNIOR, S. A. tIn: PACHECO, C. S. G. R.; SANTOS, R. P. (org.). Agroecologia: produção e sustentabilidade em pesquisa. Guarujá: Científica Digital, 2022.