02159nam a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001902000220006002400350008210000210011724501380013826001360027630000100041252013470042265300270176965300370179665300200183365300160185365300160186970000180188570000260190321509662023-01-13 2022 bl uuuu u00u1 u #d a978-65-5941-796-47 a10.29327/sober2022.4854142DOI1 aMENDES, J. de J. aAdoção de smartphones e aplicativos de troca de informações por produtores rurais do estado de São Paulo.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 60., 2022, Natal. Anais... Natal: UFRNc2022 a17 p. aEsse artigo teve o objetivo de identificar os fatores que determinam a adoção de smartphones e aplicativos de compartilhamento de informações técnicas, econômicas e gerenciais em tempo real por produtores rurais do estado de São Paulo. Dados primários do ano safra 2015/16 coletados junto a uma amostra de 175 produtores rurais com fazendas localizadas no estado de São Paulo foram analisados por meio de estatísticas descritivas e um modelo econométricos de escolha (logit). Os produtores que possuem smartphones e participam de grupos constituídos fundamentalmente para o compartilhamento de informações agropecuárias foram considerados adotantes da tecnologia. Dentre os 175 produtores da amostra, apenas 66 adotaram smartphones e aplicativos de troca de informações para apoiar o gerenciamento da propriedade rural. Os resultados da análise econométricas mostram que a adoção dessas tecnologias digitais é determinada pela escolaridade, idade (efeito negativo), propensão à inovação e uso de ferramentas de planejamento da produção. Assim, foram corroboradas várias das hipóteses de pesquisa estabelecidas. Os resultados desse estudo são importantes para acelerar a difusão de tecnologias digitais de baixo custo que se constituem em importantes ferramentas de acesso à informação por produtores rurais. aAcesso à informação aAdoção de tecnologias digitais aAgricultura 4 0 aAplicativos aSmartphones1 aCARRER, M. J.1 aVINHOLIS, M. de M. B.