01902naa a2200265 a 450000100080000000500110000800800410001902400580006010000230011824501060014126000090024752010880025665000150134465000150135965000100137465000120138465000130139665000300140965300290143970000230146870000230149170000200151470000250153477300770155921494912022-12-13 2022 bl uuuu u00u1 u #d7 ahttps://doi.org/10.18540/jcecvl8iss10pp14863-01a2DOI1 aNOGUEIRA, T. da S. aMineração de dados em tweets para análise do consumo de lácteos no Brasil.h[electronic resource] c2022 aA pandemia da COVID-19 causou diversos impactos na rotina dos brasileiros e a alimentação é um deles. O foco deste trabalho foi analisar o consumo de produtos lácteos no Brasil nos últimos tempos, empregando dados da rede social Twitter, com a ferramenta Observatório do Consumidor. Com o objetivo de responder às perguntas ?Quais são os derivados lácteos mais consumidos no Brasil? e ?Como foi este consumo ao longo do tempo??, utilizou-se técnicas de processamento de linguagem natural nos dados para identificar os verbos referentes ao consumo e suas respectivas frequências ao longo do tempo. Foi observado que sorvete, leite condensado, queijos, doce de leite e leite foram os cinco produtos lácteos que obtiveram maior número de menções a verbos que remetem ao consumo, caracterizando-os como os produtos mais consumidos no período analisado. Entretanto, foi observado que o consumo de lácteos vem diminuindo desde 2020. Estes resultados mostram que é possível analisar de forma rápida, dinâmica e barata, o consumo de alimentos por meio das redes sociais. aConsumidor aLaticínio aLeite aMercado aPesquisa aProduto Derivado do Leite aInteligência artificial1 aMONTEIRO, A. L. F.1 aSILVA, D. H. da C.1 aSIQUEIRA, K. B.1 aGOLIATT, P. V. Z. C. tJournal of Engineering and Exact Sciencesgv. 8, n. 10, 14863-01a, 2022.