01840nam a2200253 a 450000100080000000500110000800800410001910000230006024500850008326001570016830000160032552010190034165000150136065000150137565000110139065000300140165300270143165300150145870000220147370000230149570000230151870000200154170000250156121488242024-04-10 2022 bl uuuu u00u1 u #d1 aMONTEIRO, A. L. F. aImpacto da inflação nos tweets sobre leite e derivados.h[electronic resource] aIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE PIBIC/CNPQ, 26., 2022, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leitec2022 ap. 154-157. aAtualmente o Twitter tem mais de 200 milhões de contas ativas. Como um ambiente com grande volume de informação, ele é propício à mineração de dados para fornecimento de informações importantes sobre tendências de mercado. O Observatório do Consumidor (OC) armazena todos os conteúdos em que são citados os derivados lácteos e os analisa de diferentes formas. Uma delas é a análise de sentimentos. A análise de sentimento é feita através da técnica de aprendizado de máquina supervisionado, em que é necessária a preparação de um conjunto de dados rotulados para que o algoritmo seja treinado a partir deles. Dessa forma, é possível que os tweets sejam classificados entre negativos, neutros e positivos. O presente estudo buscou identificar o impacto da inflação no sentimento negativo nos tweets sobre leites e derivados, relacionando a quantidade desses tweets com a inflação. Notou-se que a inflação não é um fator que altera o sentimento negativo do consumidor de lácteos. aConsumidor aLaticínio aPreço aProduto Derivado do Leite aAnálise de sentimento aPolaridade1 aGUIMARÃES, Y. M.1 aSILVA, D. H. da C.1 aNOGUEIRA, T. da S.1 aSIQUEIRA, K. B.1 aGOLIATT, P. V. Z. C.