01838nam a2200265 a 450000100080000000500110000800800410001910000180006024501840007826002200026230000090048252008250049165000140131665000130133065000170134365000150136065000280137565300250140365300300142865300230145870000300148170000200151170000200153170000210155121485872022-11-22 2022 bl uuuu u00u1 u #d1 aSOARES, M. E. aReflexões sobre os conceitos de Vygotsky no século XXIba formação docente, o uso de ferramentas digitais e o sociointeracionismo nos espaços virtuais.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS; ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA; CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIAc2022 a1-13 aO presente artigo objetiva discutir, no contexto da pandemia da COVID-19, a identificação, a validade e a aplicabilidade de alguns conceitos básicos da teoria de Vygotsky na formação moderna dos professores, como a necessidade de letramento digital e o uso potencial das redes sociais como prática pedagógica rumo à efetivação da zona de desenvolvimento potencial dos indivíduos que habitam o ambiente educacional. O delineamento e a metodologia utilizados pelos autores foram a pesquisa qualitativa e o levantamento bibliográfico, respectivamente. Os autores finalizam o artigo concluindo que a teoria de Vygotsky é aplicável à educação a distância e que as redes sociais são campos bastante promissores para a exploração pedagógica de zonas de desenvolvimento proximal de alunos e de professores. aEducation aLearning aAprendizagem aEducação aFormação Profissional aAprendizagem mediada aFormação de professores aLetramento digital1 aSANTOS JÚNIOR, E. B. dos1 aSILVA, J. B. da1 aSILVA, R. O. da1 aJORCELINO, T. M.