03131nam a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006010000170007424501180009126000370020930000100024649000650025652024300032165000150275165000130276665000240277965000150280365300120281865300490283070000220287921479532023-07-05 2022 bl uuuu u0uu1 u #d a1677-89011 aFERREIRA, A. aInovação abertabexperiências do usuário e da Embrapa no estabelecimento de parcerias.h[electronic resource] aPasso Fundo: Embrapa Trigoc2022 a30 p. a(Embrapa Trigo. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 105). aA inovação aberta tem sido amplamente discutida no cenário mundial. No setor agropecuário, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa tem somado esforços para intensificar suas ações nessa linha. No entanto, há uma lacuna de conhecimento no tocante a quais os motivos que levam ao sucesso parcerias entre a Embrapa e usuários. O objetivo é entender quais os processos decisivos no estabelecimento dessas parcerias entre usuários e a Embrapa para inovação aberta. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com 13 usuários envolvidos em 9 casos de sucesso em parcerias com a Embrapa. As informações foram analisadas nos ?softwares? Iramuteq e Excel. Os resultados evidenciaram pontos importantes relacionados à marca Embrapa e a sua credibilidade e ao nome do pesquisador envolvido na parceria. Outros pontos citados foram a capacidade industrial e mercadológica da empresa parceira, além do interesse mútuo no codesenvolvimento. Por fim, a estrutura e capacidade negocial da unidade e o relacionamento prévio entre a empresa e a Embrapa somaram-se aos pontos-chave e importantes para negociação e efetivação de uma parceria público privada com a Embrapa. Open innovation has been widely discussed around the world. In the agricultural sector, the Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa has joined forces to intensify its actions in this line. However, there is a lack of knowledge regarding the reasons that lead to successful partnerships between Embrapa and customers and/or users. The objective is to understand the decisive processes in establishing partnerships between customers and/or users and Embrapa for open innovation. A qualitative research was carried out with 13 users involved in 9 successful cases in partnerships with Embrapa. Users answered an interview. The information was analyzed in the Iramuteq and Excel softwares. The results showed important points related to the Embrapa brand and its credibility and to the name of the researcher involved in the partnership. Other points mentioned were the industrial and marketing capacity of the partner company, in addition to the mutual interest in technology co-development. Finally, the unit?s structure and negotiating capacity and the previous relationship between the company and Embrapa added to the key and important points for the effective negotiation of a public-private partnership with Embrapa. aInovação aParceria aProjeto de Pesquisa aTecnologia aEmbrapa aEmpresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária1 aALMEIDA, A. B. de