02646naa a2200241 a 450000100080000000500110000800800410001902400460006010000220010624501830012826000090031150001390032052016390045965000280209865300300212665300360215665300360219265300250222865300130225365300390226670000170230577300820232221411212022-03-22 2022 bl uuuu u00u1 u #d7 ahttps://doi.org/10.25112/rco.v1.22622DOI1 aCALMETO, T. L. L. aMaturidade em gestão do conhecimentobum diagnóstico sobre o sistema de educação a distância de uma instituição federal de ensino no Sul Fluminense.h[electronic resource] c2022 aMaturity In Knowledge Managemen: A Diagnosis About The Distance Education System Of Federal Education Institution At South Fluminense. aMuitas organizações reconhecem a importância e aplicam a Gestão do Conhecimento (GC) para melhorarem o desempenho e obterem vantagens competitivas. Nas organizações públicas, sua adoção representa utilizar um modelo de gestão voltado para melhoria da prestação de seus serviços, inclusive nas instituições de ensino, pelo fato destas lidarem com o conhecimento e este ser a razão de existirem. Mas antes de implementar a GC, as organizações devem realizar uma análise prévia quanto aos aspectos relacionados à dinâmica do conhecimento internamente. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo diagnosticar o nível de maturidade em GC do sistema de educação a distância (EaD) de uma instituição federal de ensino na região Sul Fluminense. A pesquisa foi classificada como qualitativa e quantitativa, de natureza exploratório-descritiva e aplicada, por meio de um estudo de caso. A coleta dos dados se deu por questionário, adaptado do modelo de instrumento de avaliação da GC proposto por Batista (2012) para o contexto da EaD, aplicado aos coordenadores geral, de cursos e de tutoria do sistema, para avaliar o nível de maturidade em GC. Os resultados obtidos mostraram que o nível de maturidade em GC do universo estudado é de iniciação, o que indica que, com base na classificação do modelo utilizado, se reconhece a necessidade de gerenciar o conhecimento e a importância da GC para a EaD e para a instituição, bem como de seus benefícios, a partir da aplicação de práticas e técnicas que permitam a gestão adequada do conhecimento aplicável à modalidade naquele universo. aGestão do Conhecimento aDistance Education System aFederal Educational Institution aInstituição Federal de Ensino aKnowledge Management aMaturity aSistema de Educação a Distância1 aCRIBB, A. Y. tRevista Conhecimento Online, Novo Hamburgogv. 1, p. 162-188, jan./jun. 2022.