01715naa a2200169 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024500940008226000090017652010520018565000270123765000260126465300160129065300250130677302140133121401682022-02-16 2021 bl uuuu u00u1 u #d1 aHEBERLE, A. L. O. aSuportes metodológicos e participativos em ciência & tecnologia.h[electronic resource] c2021 aAlguns aportes metodológicos são importantes para se compreender Programas participativos e interativos como o Balde Cheio, principalmente porque se observa um passo para além das modelagens indutoras, demarcadas pela forte influência da teoria da difusão de tecnologias e mais recentemente pela difusão de inovações e transferência de tecnologias. Nomes diferentes para tratar da mesma coisa, da mesma forma. Descortina-se uma perspectiva interessante quando se aposta nas diferentes dimensões da realidade. As cadeias, sistemas e processos produtivos apresentam demandas diferenciadas para a pesquisa e esperam respostas adequadas às situações objetivas. Para perceber este múltiplo cenário o foco se amplia para as fases prospectivas (levantamento da situação e caracterização de problemas), no acompanhamento (desenvolvimento dos Programas) e na avaliação (análise dos impactos gerados pelos Programas), como condicionantes para manter a qualidade e confiança da relação entre a instituição Embrapa e seus parceiros. aDifusão de Tecnologia aSistema de Produção aMetodologia aPrograma Balde Cheio tHEBERLE, A. L. O.; NOVO, A. L. M.; CAMARGO, A. C. de; FRAGALLE, C. V. P. (ed.). Intercâmbio, construção do conhecimento e comunicação no Programa Balde Cheio. Brasília, DF: Embrapa, 2021. p. 57-82. Cap.3