01405nam a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000230006024501370008326001180022030000160033850000180035452007040037265000120107665000110108865300290109965300260112870000200115470000250117421367122021-11-29 2021 bl uuuu u00u1 u #d1 aNOGUEIRA, T. da S. aMineração de dados em rede social para avaliação de tendências de consumo do queijo artesanal no Brasil.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROINFORMÁTICA, 13., 2021, Bagé. Anais. Bagé: Universidade Federal do Pampac2021 ap. 179-187. aSBIAGRO 2021. aO presente trabalho refere-se aos resultados obtidos pelo desenvolvimento de um sistema computacional denominado ?Observatório do Consumidor?. Baseando-se nos conceitos de business intelligence é capaz de coletar, armazenar, processar e extrair informações em dados da rede social Twitter. O objetivo é avaliar tendências de consumo por meio da identificação de características e hábitos de consumo do queijo artesanal no Brasil. Fazendo-se uso de técnicas de inteligência artificial, mineração de dados e processamento de linguagem natural, é possível identificar informações sobre o cenário das tendências de consumo dos queijos artesanais no Brasil, até então desconhecidas. aConsumo aQueijo aInteligência artificial aSistema computacional1 aSIQUEIRA, K. B.1 aGOLIATT, P. V. Z. C.