02079nam a2200301 a 450000100080000000500110000800800410001910000180006024500810007826001460015949000460030552011360035165000110148765300250149865300160152365300290153965300260156865300140159465300130160865300080162165300390162965300230166870000150169170000170170670000200172370000200174370000140176321344902024-04-10 2021 bl uuuu u00u1 u #d1 aSOARES, N. D. aQuais os tipos de queijos mais comentados no Twitter.h[electronic resource] aIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 25., 2021, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leitec2021 a(Embrapa Gado de Leite. Documentos, 261). aRedes sociais online como Facebook, Twitter e Instagram estão entre as maiores inovações da internet moderna. Por meio dessas redes, os usuários podem consumir e publicar dados. A capacidade de extrair informações dessa grande quantidade de dados é essencial para a sobrevivência e a modernização das empresas. Com esse objetivo, este trabalho apresenta uma arquitetura que combina técnicas de processamento de linguagem natural (PLN), mineração de dados e ontologias para analisar o conteúdo e a propagação de informações nas redes sociais, com aplicação no mercado lácteo brasileiro. As técnicas foram utilizadas para analisar mensagens postadas no Twitter relacionadas ao queijo com o propósito de identificar os principais tipos de queijo comentados nesta rede social. Como resultado, a metodologia traz a palavra coalho como a que mais se destacou no período analisado, e esta está relacionada ao queijo coalho. A ontologia desenvolvida mostrou resultado satisfatório na organização do conhecimento adquirido do domínio do queijo, e foi capaz de processar e apresentar informações sobre queijos. aQueijo aMineração de dados aMining data aNatural language process aOnline social network aOntologia aOntology aPLN aProcessamento de linguagem natural aRede social online1 aCAMPOS, E.1 aNOGUEIRA, T.1 aSIQUEIRA, K. B.1 aDAVID, J. M. N.1 aBRAGA, R.