02569nam a2200265 a 450000100080000000500110000800800410001910000230006024501220008326002020020530000110040749000420041850000120046052016210047265000130209365000290210665000120213565300230214770000190217070000220218970000270221170000200223870000260225870000190228421320992021-07-14 2021 bl uuuu u00u1 u #d1 aGODOY, R. C. B. de aAceitação de snacks de pinhão recheados com pasta de amendoim por consumidores curitibanos.h[electronic resource] aIn: EVENTOS ARAUCÁRIA: PESQUISA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA SISTEMAS DE PRODUÇÃO, ERVA-MATE XXI: INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA O SETOR ERVATEIRO, 2020. Anais. Colombo: Embrapa Florestasc2021 ap. 31. a(Embrapa Florestas. Documentos, 344). aResumo. aO Brasil é o maior produtor de arroz da América Latina e também é onde ocorre a espécie Araucaria angustifolia, cujas sementes ou pinhões constituem opção de renda para pequenos produtores. Tanto o arroz como o pinhão são ricos em carboidratos e ambos têm ?uma mesma? vantagem de não conter glúten, tornando-os aptos ao processamento dentre produtos para celíacos. O segmento de produtos isentos de glúten tem registrado aumento na oferta de produtos alternativos. Snacks elaborados com farinha de arroz e farinha de pinhão representam uma tecnologia inovadora. No desenvolvimento de produtos, o consumidor é quem dá a palavra final, sendo fundamental que testes afetivos sejam aplicados com esse público, para se conhecer o potencial de aceitação de um novo produto. Snacks elaborados com farinha de arroz e pinhão (proporção de 10%, 30% e 50%), açúcar, extrato proteico de soja, sal e bicarbonato de sódio foram processados e recheados com pasta de amendoim. Os produtos foram avaliados por 100 consumidores no Mercado Municipal de Curitiba, servidos em ordem balanceada, usando escala hedônica facial de nove pontos. Todas as formulações atingiram a região de aceitação da escala (acima de 6), entre gostei ligeiramente a gostei moderadamente. As médias das formulações foi de 6,50 (10% de farinha de pinhão) e 6,70 (para 30% e 50%) de farinha de pinhão na formulação. Os consumidores jovens tiveram grande apreciação pelo produto, ressaltando preferência pela textura crocante e sabor associado da massa ao recheio. Conclui-se que esse produto tem potencial de mercado. aAmendoim aAraucária Angustifólia aPinhão aFarinha de pinhão1 aBARRETO, A. G.1 aCHÁVEZ, D. W. H.1 aSÁ, D. de G. C. F. de1 aNOGUEIRA, R. I.1 aCARVALHO, C. W. P. de1 aFREITAS, S. P.