03050naa a2200337 a 450000100080000000500110000800800410001902000220006002400350008210000180011724501600013526000090029552018050030465000330210965000300214265300280217265300260220065300240222665300270225065300200227765300260229765300250232365300250234865300270237365300370240070000200243770000200245770000150247770000280249277301920252021305282021-03-10 2021 bl uuuu u00u1 u #d a978-65-5706-846-57 a10.22533/at.ed.48921260292DOI1 aTORRES, T. Z. aCompetências e habilidades midiáticas de estudantes de escola família agrícola e casa familiar rural no Bioma Amazônia, Brasil.h[electronic resource] c2021 aRESUMO: O capítulo apresenta e discute os resultados de um diagnóstico de necessidades de treinamento realizado junto a estudantes de Escola Família Agrícola (EFA) e Casa Familiar Rural (CFR) no Bioma Amazônia, no âmbito de um projeto de pesquisa. Por meio de questionário aplicado a 144 alunos, foram identificadas as competências e habilidades midiáticas e o nível de conhecimento e domínio sobre questões relacionadas aos sistemas de produção agrícola e ao desenvolvimento sustentável das unidades de produção agrícola familiar. São apresentados e analisados os resultados do diagnóstico das competências e habilidades, os quais forneceram subsídios para a elaboração de um programa de formação e qualificação, na modalidade de educação nãoformal, e de cursos presenciais e a distância. Na segunda seção discute-se a inclusão geodigital e as competências midiáticas e informacionais e o uso de tecnologias digitais, com ênfase na mídia e na competência informacional aplicada à educação rural. Na terceira seção discute-se a educação do campo, oriunda nos movimentos sociais e sindicais, nas lutas pelo direito à terra e no direito à educação. Aborda ainda a educação do campo na Amazônia, cujas especificidades e particularidades devem ser consideradas em ações educativas e de capacitação. A quarta seção é dedicada à Pedagogia da Alternância, suas origens e sua predominância no Brasil, como metodologia de ensino e organização escolar praticada em EFA e CFR. A quinta seção apresenta a metodologia de pesquisa adotada. Na sexta seção são apresentados, analisados e discutidos os resultados relativos às competências e habilidades midiáticas. Na sétima seção são registradas as conclusões e considerações finais. aDesenvolvimento Sustentável aPedagogia da Alternância aCompetência midiática aCountryside education aEducação do campo aEducação não-formal aField education aHabilidade midiática aInclusão geodigital aNon-formal education aPedagogy of alternance aSistemas de produção agrícola1 aSOUZA, M. I. F.1 aCUNHA, L. M. S.1 aDALTIO, J.1 aMANGABEIRA, J. A. de C. tIn: SILVA, A. J. N. da; FRANÇA, T. A.; AMARAL, T. S. (Org.). A educação dos primórdios ao século XXI: perspectivas, rumos e desafios 6. Ponta Grossa: Athena, 2021. cap. 9, p. 97-126.