02037naa a2200277 a 450000100080000000500110000800800410001902000220006010000200008224501470010226000090024930000140025852011780027265000160145065000220146665000180148865000250150665000260153165000220155765300170157965300210159665300250161765300240164270000200166677300730168621289422021-01-04 2020 bl uuuu u00u1 u #d a978-65-86127-56-01 aOLIVEIRA, L. A. aAssociativismo e mercados locaisbestratégias de resistência de agricultores urbanos da zona oeste do Rio de Janeiro.h[electronic resource] c2020 ap. 79-83. aResumo: A Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro foi, por muitos anos, a principal responsável pelo fornecimento de gêneros alimentícios à capital. Com a intensa urbanização, a região vem sofrendo pressões e se transformando, entretanto, há produtores rurais familiares que resistem ao processo. Este trabalho desenvolveu-se a partir da experiência de um grupo de produtores da Associação de Agricultores Orgânicos de Vargem Grande. O objetivo é compreender em que medida o fortalecimento de ações coletivas, contribui para a reprodução social e cultural desses agricultores. Descrevemos o contexto da região, os atores da pesquisa, as condições da experiência e, por fim, benefícios e dificuldades relativas ao processo de organização para a venda em circuitos curtos. A pesquisa adota abordagem qualitativa da sociologia compreensiva, através de entrevistas orais e observação participante. Concluímos que a lógica social que organiza as estratégias dos produtores se desenvolve, principalmente, pela capacidade de cooperação do grupo em torno de objetivos comuns, fruto da experiência social associada à venda direta para o consumidor. aAgroecology aCommercialization aOrganic foods aAgricultura Familiar aAgricultura Orgânica aComercialização aAgroecologia aCircuitos curtos aOrganização social aReprodução social1 aABREU, L. S. de tIn: AGROECOLOGIA em foco. Belo Horizonte, MG: Poisson, 2020. vol. 4.