02017naa a2200277 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006002400360007410000200011024501370013026000090026752011560027665000180143265000220145065000250147265000260149765000280152365000120155165000250156365300280158865300180161665300280163465300140166277300630167621287372020-12-28 2020 bl uuuu u00u1 u #d a1982-67457 a10.17058/redes.v25i0.151652DOI1 aSOUSA, D. N. de aOs "novos" mercados e sua contribuição para a inclusão produtiva dos agricultores familiares no Tocantins.h[electronic resource] c2020 aOs "novos" mercados são construções sociais baseadas em especificidades que decorrem dos processos de diferenciação dos produtos. Este artigo analisa a contribuição dos ?novos? mercados para a inclusão produtiva dos agricultores familiares e, em seguida, discute quais mercados as políticas públicas têm potencializado no estado do Tocantins. Na metodologia utilizou-se da técnica de entrevistas, as quais foram realizadas junto a extensionistas rurais e gestores públicos que atuam com os públicos da agricultura familiar. Os resultados sugerem que o diferencial dos "novos" mercados é a reaproximação entre os agricultores familiares e os consumidores. Conclui-se que os mercados institucionais, fomentado pelas políticas públicas: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além das feiras locais, são os principais mercados acessados pelos agricultores familiares. Por sua vez, os extensionistas são considerados fundamentais para fazer a "ponte" para a inserção dos agricultores nesses ?novos? mercados e também no acesso das políticas públicas que os potencializam. aPublic policy aRural development aAgricultura Familiar aDesenvolvimento Rural aDistribuição de Renda aMercado aPolíticas Públicas aAgentes multiplicadores aFeiras locais aMercados institucionais aTocantins tRedes, Santa Cruz do Sulgv. 25, n. 2, p. 2171-2184, 2020.