02894nam a2200253 a 450000100080000000500110000800800410001910000180006024501490007826002160022730000100044352019790045365000220243265000150245465000170246965000120248665000200249865000210251865000220253965300210256165300140258270000230259670000210261921279022020-12-10 2020 bl uuuu u00u1 u #d1 aROSA NETO, C. aAspectos do setor de produção e comercialização da cadeia produtiva do abacaxi em Rondôniabum estudo exploratório.h[electronic resource] aIn: SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 58., 2020, Foz do Iguaçu. Cooperativismo, inovação e sustentabilidade para o desenvolvimento rural: anais. Foz do Iguaçu: Soberc2020 a17 p. aA produção mundial de abacaxi em 2018 foi estimada em 27,9 milhões de toneladas, correspondendo a cerca de 3% do total de frutas produzidas no mundo. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial dessa fruta, atrás de Costa Rica e Filipinas. Na safra 2018 o país produziu cerca de 1,8 bilhão de frutos, sendo que menos de 1% dessa produção foi exportada. Pará, Paraíba e Minas Gerais são os principais estados produtores. Na Região Norte, Rondônia se apresenta como o quarto maior produtor, com produção de 17,3 milhões de frutos em 2018, o que representa quase 1,0% da produção nacional. Entretanto, a atividade é importante fonte de geração de emprego e renda para os agricultores que a exploram, que são, em sua maioria, de base familiar. Objetivando conhecer os aspectos de produção e comercialização na cadeia produtiva do abacaxi em Rondônia, foi realizada pesquisa exploratória junto a uma amostra de 27 produtores dessa fruta localizados em quatro municípios do estado e de visitas a pontos de venda do produto em Porto Velho-RO, a fim de coletar informações sobre o processo de comercialização e preços praticados. Os resultados obtidos indicam que, no setor de produção, as principais questões estão relacionadas à falta de orientação técnica, preços baixos na safra, doenças e ocorrência de fenômenos climáticos que afetam a produção. No setor de comercialização verificou-se que os intermediários transportadores são os principais compradores do abacaxi produzido, sendo, por isso, os definidores dos preços pagos aos produtores. Em virtude disso, atacado e, principalmente o varejo, acabam se apropriando das maiores margens no processo de comercialização do produto. As informações obtidas pela pesquisa sugerem a necessidade de uma maior integração entre os elos da cadeia produtiva do abacaxi, assim como revela a necessidade de melhor organização dos produtores no processo de comercialização. aCommercialization aPineapples aSupply chain aAbacaxi aAnanás Comosus aCadeia Produtiva aComercialização aPorto Velho (RO) aRondônia1 aSILVA, F. de A. C.1 aARAUJO, L. V. de