02131nam a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024501460008126001460022730000100037352014150038365000150179865300220181365300200183565300200185565300100187570000190188570000210190421262852024-04-19 2020 bl uuuu u00u1 u #d1 aVIEIRA, G. DE A. aContexto territorial das áreas ambientalmente protegidas e do mundo rural no entorno da ferrovia EF-170 - Ferrogrão.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 14., 2020, Campinas. Anais... Campinas: Embrapa Informática Agropecuáriac2020 a11 p. aEste trabalho tem como objetivo fazer uma análise do contexto territorial, em suas vertentes ambiental e rural, da Ferrovia EF-170, também conhecida como Ferrogrão, no trecho entre os municípios de Sinop, Mato Grosso, e Itaituba, distrito de Miritituba, Pará, perfazendo aproximadamente 947 km de extensão. Por meio de levantamento teórico e de ferramentas auxiliares de geoprocessamento, foi constituída uma base de dados georreferenciada, a partir daqual foram extraídos dados e mapas e realizadas análises, considerando a distância de 10 km a partir do traçado da ferrovia, de forma a quantificar e qualificar as áreas ambientalmente protegidas e as áreas exploradas pelos produtores rurais em seu entorno direto. Os resultados obtidos apontam a existência de 10 áreas protegidas, entre unidades de conservação, terras indígenas e florestas emáreas militares, além da presença significativa de 6.995 imóveis rurais com registro no Cadastro Ambiental Rural e 26 assentamentos da reforma agrária. Os municípios no entorno do traçado proposto para a ferrovia têm sua economia atrelada sobretudo a atividades agropecuárias e serviços da administração pública. A previsão de implantar essa ferrovia tem o potencial de gerar ganhos sociais e econômicos regionais nos estados que atravessa, desde que se respeitem também critérios de preservação e exploração de seu entorno. aLogística aÁreas protegidas aImóveis rurais aMacrologística aObras1 aFONSECA, M. F.1 aCASTRO, G. S. A.