01522naa a2200253 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006002400550007410000200012924501240014926000090027352007270028265000170100965000250102665000240105165000250107565000270110065000250112765000330115265300110118570000200119677300520121621257992021-12-03 2021 bl uuuu u00u1 u #d a2175-01577 ahttp://dx.doi.org/10.22295/grifos.v30i51.54122DOI1 aSOUSA, D. N. de aPronaf e inclusão produtiva dos agricultores familiaresbestudo de caso no estado do Tocantins.h[electronic resource] c2021 aEste artigo analisa os impactos do Pronaf à inclusão produtiva dos agricultores familiares do estado do Tocantins na percepção de mediadores que atuam com este público. A pesquisa é qualitativa e fundamenta-se em informações coletadas por meio de entrevistas realizadas em 2018. Os resultados apontam que o Pronaf é uma das principais políticas de inclusão produtiva na perspectiva dos entrevistados. No entanto, isto somente se explica na medida em que a compreensão de inclusão produtiva dos mediadores está atrelada a uma visão modernizadora e produtivista, a qual não coincide com o referencial das políticas públicas de inclusão produtiva da agricultura familiar que prevaleceram entre 2002 e 2016. aFamily farms aLaws and regulations aTechnology transfer aAgricultura Familiar aDesenvolvimento Social aPolíticas Públicas aTransferência de Tecnologia aPronaf1 aNIEDERLE, P. A. tRevista Grifosgv. 30, n. 51, p. 378-397, 2021.