01856naa a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000240006024501460008426000090023052011170023965000360135665000250139265000100141765000180142765000310144565000300147665000200150670000250152670000250155177300500157621256842022-02-22 2020 bl uuuu u00u1 u #d1 aMELO, P de T. A. de aCacau de Tomé-Açuba importância da indicação geográfica para produtos comercializados no mercado internacional.h[electronic resource] c2020 aA disputa mercadológica, ao longo do tempo, instiga a busca por soluções diferenciadas, que indiquem uma qualidade diferenciada e atrativa que melhore, com efetividade, o reconhecimento de produtos e, consequentemente, fomente a comercialização. A Indicação Geográfica (IG) de produtos, no cenário internacional, é um item de qualidade atrativa, com um dispositivo que traz uma série de benefícios ao longo de toda a cadeia produtiva, melhorando as condições sociais e econômicas de regiões que se tornam conhecidas pela sua notoriedade, como também os protege de pirataria e concorrência desleal em razão de seu reconhecimento ser oficializado e válido mundialmente. O objetivo deste é analisar a importância de uma IG para produtos que são comercializados no mercado internacional, como o Cacau de Tomé-açu, a primeira Indicação Geográfica do Estado do Pará. A IG de Tomé-açu teve como propósito o acesso ao mercado internacional, ofertando ao consumidor conceitos e demonstrativos históricos de credibilidade e de garantia de sua origem e ao território o seu desenvolvimento. aProtected designation of origin aAgregação de Valor aCacau aCacauicultura aDistribuição Geográfica aProduto de Origem Vegetal aTheobroma Cacao1 aMELO, S. de S. C. de1 aRIBEIRO, S. da C. A. tRevista Ingigv. 4, n. 4, p. 1033-1047, 2020.