01648naa a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006010000190007424501060009326000090019952010120020865000090122065000200122965000170124965000210126665000100128765000130129770000250131070000230133577300600135821241672020-08-03 2020 bl uuuu u00u1 u #d a1679-415X1 aPOLASTRINI, A. aGargalos da cadeia leiteira de Palmas-TObabordagem de cadeia global de valor.h[electronic resource] c2020 aEste artigo objetivou identificar os principais gargalos da cadeia leiteira em Palmas ?TO, utilizando o arcabouço teórico referente a Cadeia Global de Valor. A pesquisa ocorreu entre setembro e novembro de 2017, no município de Palmas, por meio de entrevistas semiestruturais à 48 atores da cadeia leiteira. Os principais produtos comercializados são leite e queijo. Existe um número considerável de produtores de outros municípios que comercializam sua produção em Palmas, por este ser o maior mercado consumidor do estado. Os insumos, quase que exclusivamente, são oriundos de outros estados, elevando os custos de produção. Quem domina a cadeia são os compradores nas tipologias de mercado, modular, relacional e cativo. No contexto socioinstitucional verificou-se a presença de diversas instituições que beneficiam a cadeia do leite local. Foram observados upgradings por processo, produto, intracadeia e intercadeia. Apesar dos gargalos, a cadeia está se desenvolvendo de modo linear. aMilk aProducer prices aSupply chain aCadeia Produtiva aLeite aProdutor1 aPEDROZA FILHO, M. X.1 aOLIVEIRA, N. M. de tInforme Gepecgv. 24, n. 2, p. 195-212, jul./dez. 2020.