01611naa a2200289 a 450000100080000000500110000800800410001910000160006024501170007626000090019352007760020265000150097865000220099365000170101565000140103265000130104665000180105965000140107765000200109165300320111165300360114365300260117965300230120565300190122870000170124777300570126421236212021-02-12 2020 bl uuuu u00u1 u #d1 aJATOBÁ, L. aA excursão linear como instrumento do processo ensino-aprendizagem em geografia física.h[electronic resource] c2020 aNo presente artigo, objetivou-se analisar a importância da excursão linear como instrumento didático no ensino de Geografia, para análise interdisciplinar das paisagens, fornecer material didático à preparação e realização de uma excursão linear, enfatizando dimensões conceituais de Geologia, Geomorfologia, Climatologia e Pedologia, de maneira integrada, apresentar um exemplo de excursão linear, realizada pelos autores, abrangendo uma ampla área da parte oriental do Estado de Pernambuco, e mostrar exemplos da possibilidade de se estabelecer, no campo, as bases da interdisciplinaridade na interpretação de elementos do quadro natural. São sugeridas diversas estratégias de ensino empregadas numa excursão linear realizada no Estado de Pernambuco. aLandscapes aNatural resources aClimatologia aGeografia aGeologia aGeomorfologia aPedologia aRecurso Natural aEnsino de geografia Física aExcursão didático-pedagógica aInterdisciplinaridade aPaisagens naturais aQuadro natural1 aSILVA, A. F. tCiência Geográficagv. 24, n. 1, p. 171-190, 2020.