02032naa a2200193 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006010000250007424501740009926000090027352013890028265000170167165000120168865000260170070000180172670000220174477300720176621230712022-05-20 2016 bl uuuu u00u1 u #d a2447-85201 aALMEIDA, P. R. V. de aPanorama do mercado internacional de feijõesbanálise dos principais players mundiais com a competitividade do setor de exportação brasileira.h[electronic resource] c2016 aO mercado internacional de feijões é marcado por um ambiente competitivo, o Brasil apesar do enorme potencial produtivo tem baixa expressão em exportação desse grão e o principal fator é a predominância de produção de feijão do grupo comercial carioca enquanto grande parte dos países importadores consomem outros tipos de grãos. Existem mercados internacionais que podem ser atendidos pelo Brasil, entretanto, a estrutura nacional de produção desse grão é voltada para o mercado interno. Diante disso, este artigo objetivou fazer um panorama do mercado internacional de feijões e analisar a competitividade do setor de exportação da cadeia exportadora de feijões brasileira. Em termos metodológicos, fez-se uso para análise da competitividade o Commodity System Approach ? CSA, os dados primários foram obtidos diretamente com agentes estratégicos da cadeia. Os resultados demonstram as questões macroeconômicas influenciaram negativamente o fator ambiente institucional no setor de exportação, a concorrências, o câmbio, foram os fatores de maior impacto. As questões sanitárias e fitossanitárias possuem abordagem muito relacionada à análise de risco considerando produto, origem, quantidade e avaliação de equivalência de sistemas sanitários, sendo esses fatores não controláveis pela firma. Esse subfator apresentou resultados negativos. aExportação aFeijão aMercado Internacional1 aWANDER, A. E.1 aFIGUEIREDO, R. S. tRevista Gestão, Inovação e Negóciosgv. 1, n. 2, p. 1-23, 2016.