02157nam a2200157 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024501190008226001540020152015710035565000110192665000220193770000220195970000180198121193152020-01-27 2019 bl uuuu u00u1 u #d1 aSANTOS, E. S. dos aConsumo e venda de açaí por famílias extrativistas de região Estuarina do Rio Amazonas.h[electronic resource] aPesquisa Florestal Brasileira, v. 39, e201902043, p. 436-437, 2019. Edição especial dos resumos do IUFRO World Congress, 25., 2019, Curitiba.c2019 aO fruto açaí é relevante na alimentação e ganhos econômicos de famílias extrativistas da Amazônia. O crescente aumento da demanda nos mercados nacional e internacional pelos seus sub (produtos) amplia a renda e o poder de compra das famílias, gerando o risco de redução da soberania alimentar. Neste estudo foram quantificados o consumo e a venda de açaí (rasas) por famílias extrativistas da Ilha das Cinzas, Gurupá-Pará. A técnica utilizada foi o monitoramento com ?calendário do açaí?, onde 28 famílias preencheram diariamente o consumo, a produção e o valor (U$) da rasa de açaí durante os meses de março a junho de 2018. O consumo total familiar de açaí foi 1203 rasas/16240,5 kg, sendo abril e junho os meses de menor e maior consumo, respectivamente, média/família de 43 rasas/580 kg, aproximadamente. A produção total de açaí vendida foi 1731,5 rasas/23375,25 kg, média de 62 rasas/837 kg/família. Em média, o consumo representou 41% da produção, devido ao período de entressafra. Os meses de março e junho foram os de menor e maior volume vendidos, 42 rasas/567 kg e 919 rasas/12406,5 kg, com valor médio da rasa de 21,86 e 6,2, respectivamente. Os valores mínimo e máximo por rasa foram 2,69 e 61,83. O volume de açaí consumido e vendido pelas famílias demonstra a importância do açaí para a soberania alimentar e da atividade econômica para a região estuarina amazônica. Isso corrobora com estudos que indicam sua contribuição elevada na renda de famílias extrativistas ribeirinhas, em torno de 70%. aAçaí aConsumo Alimentar1 aAZEVEDO-RAMOS, C.1 aGUEDES, M. C.