01372nam a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000170006024500920007726002310016930000180040052005240041865000260094265000170096865000250098565000220101065000260103265300170105865300250107565300220110070000200112221191682020-01-21 2018 bl uuuu u00u1 u #d1 aGOMES, T. T. aAgricultura familiar e mercado institucional no Vale do Ribeira.h[electronic resource] aIn: ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS RURAIS, 8., 2018, Florianópolis. Concepções de sociedade e direitos de cidadania em questão: novos desafios para o mundo rural brasileiro: anais. Florianópolis: Rede de Estudos Ruraisc2018 ap. 1997-2013. aResumo: Em diversos territórios os produtos da agricultura familiar têm tremenda dificuldade de chegar aos mercados. O objetivo da pesquisa foi de analisar as percepções de produtores familiares e técnicos, associadas à política de compra institucional (PAA e PNAE) no Vale do Ribeira (SP). Adotou-se a abordagem da sociologia compreensiva para a análise das entrevistas. Concluiu se que a política apresentou limitações quanto ao acesso dos agricultores, além da falta de assistência técnica qualificada. aAgricultural products aFamily farms aAgricultura familiar aComercialização aDesenvolvimento Rural aAgroecologia aPercepções sociais aProduto agrícola1 aABREU, L. S. de