02246naa a2200397 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006002400460007410000200012024501650014026000090030552010270031465000220134165000170136365000090138065000320138965000180142165000180143965000220145765000250147965000220150465000260152665000220155265000100157465000200158465000250160465000270162965000250165665300140168170000220169570000200171770000220173770000230175977300660178221140782020-02-14 2019 bl uuuu u00u1 u #d a0104-10967 a10.35977/0104-1096.cct2019.v36.264502DOI1 aSOUSA, D. N. de aEstratégias de comercialização do pescado da agricultura familiar para a alimentação escolarba experiência no estado do Tocantins.h[electronic resource] c2019 aEste artigo tem por objetivo relatar a experiência das estratégias utilizadas de comercialização do pescado da agricultura familiar para a alimentação escolar adotadas no Tocantins, por meio da articulação de diferentes competências interinstitucionais a fim de promover o desenvolvimento rural e a segurança alimentar pelo incentivo ao consumo de peixe nas escolas públicas. Foram descritas duas ações pilotos coordenadas pela Embrapa com o público das colônias de pescadores artesanais e associações de aquicultores familiares. A construção das estratégias de comercialização foi desenvolvida baseada na contribuição das especificidades de cada instituição que atua no projeto e de demandas advindas da agricultura familiar para a inserção do pescado por meio de políticas públicas. Os resultados apontam que as estratégias propostas podem servir como benchmarking para que outras realidades tenham alternativas de comercialização, principalmente no contexto dos mercados institucionais. aArtisanal fishing aFamily farms aFish aFood and nutrition programs aFood security aPublic policy aRural development aAgricultura Familiar aComercialização aDesenvolvimento Rural aNutrição Humana aPeixe aPesca Artesanal aPolíticas Públicas aPrograma de Nutrição aSegurança Alimentar aTocantins1 aKATO, H. C. de A.1 aNIEDERLE, P. A.1 aFREITAS, A. A. de1 aMILAGRES, C. S. F. tCadernos de Ciência & Tecnologiagv. 36, n. 2, e26450, 2019.