02172naa a2200265 a 450000100080000000500110000800800410001910000260006024501410008626000090022750001710023652012130040765000160162065000200163665000180165665300280167465300170170265300210171965300310174065300280177165300270179970000170182670000230184377300400186621113162020-01-09 2019 bl uuuu u00u1 u #d1 aVINHOLIS, M. de M. B. aPerfil do consumidor brasileiro disposto a pagar por práticas de produção animal ambientalmente sustentáveis.h[electronic resource] c2019 a64ª Reunião da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBRAS). 18º Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica (SEAGRO). aÉ crescente a preocupação do consumidor com métodos de produção de alimentos mais sustentáveis e com menor impacto ao meio ambiente e à saúde humana, particularmente os consumidores de países com elevada renda per capita. No Brasil ainda são escassas as investigações sobre o perfil do consumidor de carne em relação a este atributo do produto. Este estudo tem por objetivo identificar o perfil do consumidor disposto a valorizar os métodos de produção de carne bovina mais sustentáveis. Uma base de dados cross-section com 402 observações de consumidores no território brasileiro compreende a amostra usada para o teste de hipóteses (qui-quadrado). Os resultados mostram que o perfil deste consumidor é restrito a um nicho de consumidores com elevada renda, alta escolaridade, idade mais elevada, sexo feminino, que valoriza a qualidade da carne em detrimento do preço no momento da compra e presta atenção às informações sobre a qualidade disponível no rótulo do produto. Os resultados sugerem que há oportunidade para a indústria de alimentos comunicar o atributo sobre métodos de produção de alimentos mais sustentáveis como um adicional a outros atributos da carne. aBeef cattle aMeat production aGado de Corte aAlimentos sustentáveis aCarne bovina aConsumidor final aProdução de carne bovina aProdução sustentável aSustainable production1 aNASSU, R. T.1 aBARIONI JUNIOR, W. tSigmaegv.8, n.2, p. 642-651, 2019.