01549naa a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000170006024500730007726000090015052009010015965000250106065000190108565000260110465000170113065000200114765000310116765300280119865300240122670000160125077300530126621092272019-05-22 2018 bl uuuu u00u1 u #d1 aBOLFE, E. L. aA importância das indicações geográficas.h[electronic resource] c2018 aUma parcela da sociedade tem intensificado a demanda por produtos diferenciados a fim de consumir alimentos com maior qualidade, que possuem referências culturais e rastreabilidade dos territórios onde são produzidos. As primeiras bases para essa diferenciação ocorreram na Europa, no século XVIII, com o estabelecimento da origem de vinhos, como o do Porto, em Portugal, o de Bordeaux, na França, o de Chianti, na Itália, e o de Rioja, na Espanha. Com o atual e intenso uso das tecnologias de informação e comunicação para aquisição e compartilhamento das experiências sensoriais, os consumidores impulsionam o crescimento desse setor a cada ano. Nesse contexto, os países têm fortalecido estratégias científicas, tecnológicas, políticas e mercadológicas para ampliar a oferta de produtos certificados visando evitar fraudes, agregar valor e elevar o desenvolvimento rural. aAgregação de Valor aBiodiversidade aDesenvolvimento Rural aRastreamento aRecurso Natural aTecnologia da Informação aIndicação geográfica aProduto certificado1 aSAUTIER, D. tAgroanalysisgv. 38, n. 11, p. 32-34, nov. 2018.