03942nam a2200313 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024501500008026002660023030000100049652028380050665000220334465000160336665000110338265000140339365000230340765000150343065000220344565000100346765000100347765000250348765000270351265300190353965300180355865300130357670000190358970000200360821053402023-01-17 2018 bl uuuu u00u1 u #d1 aWATANABE, M. A. aPreços de hortifrutis convencionais e orgânicas em feiras livres e supermercado de Barão Geraldo, Campinas, SP, Brasil.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 56., 2018, Campinas. Transformações recentes na agropecuária brasileira: desafios em gestão, inovação, sustentabilidade e inclusão social: anais. Campinas: SOBERc2018 a11 p. aResumo: A preocupação dos consumidores com a saúde ligada ao consumo de alimentos leva à busca por frutas e hortaliças produzidas de forma orgânica. Nessa busca, os consumidores encontram obstáculos como os preços mais elevados e problemas com a disponibilidade de produtos orgânicos no mercado. Os agricultores, preocupados com riscos de intoxicação ou com a redução dos custos de produção, se mostram interessados na produção orgânica, mas devem se preocupar em oferecer produtos a preços justos, atraentes aos consumidores. As feiras livres (circuito curto) e os supermercados (circuito longo) são os fornecedores mais importantes de produtos hortifrútis. É de se esperar que a comercialização através do circuito curto atenda ao mesmo tempo o desejo de preço menor para o consumidor e lucro maior para o produtor. O objetivo desse trabalho, parte de uma investigação mais completa, foi levantar a realidade dos preços desses produtos, produzidos de forma orgânica ou convencional e vendidos em feiras ou supermercados. Foram comparados os valores praticados em duas feiras livres e em um supermercado localizados no bairro de Barão Geraldo, Campinas, Estado de São Paulo, Brasil. Como principais resultados foi observado que no supermercado os preços de produtos orgânicos sempre foram superiores aos convencionais, enquanto nas feiras os preços eram mais dependentes do produto que da forma de produção. Abstract: Consumers\' concern about health related to food consumption leads to the search for organically produced fruits and vegetables. In this search, consumers encounter obstacles such as higher prices and problems with the availability of organic products in the market. Farmers, who are concerned about intoxication risks or reducing production costs, are interested in organic production, but should be concerned about offering products at fair prices that are attractive to consumers. Free fairs (short circuit) and supermarkets (long circuit) are the most important suppliers of horticultural products. It is to be expected that the commercialization through the short circuit will, at the same time, satisfy the desire for a lower price for the consumer and greater profit for the producer. The objective of this work, part of a more complete investigation, was to raise the reality of the prices of these products, produced in an organic or conventional way and sold in fairs or supermarkets. The values practiced in two open fairs and in a supermarket located in the Barão Geraldo neighborhood, Campinas, State of São Paulo, Brazil, were compared. As main results, it was observed that in the supermarket the prices of organic products were always higher than the conventional ones, while at the fairs prices were more dependent on the product than the form of production. aCommercialization aFood prices afruits amarketing aOrganic production avegetables aComercialização aFeira aFruta aProdução orgânica aProduto Hortigranjeiro aCircuito curto aShort circuit aVerduras1 aLUIZ, A. J. B.1 aABREU, L. S. de