02846naa a2200325 a 450000100080000000500110000800800410001902400410006010000200010124501550012126000090027652017100028565000240199565000330201965300230205265300240207565300200209965300290211965300380214865300230218665300290220965300470223870000180228570000270230370000190233070000290234970000180237870000260239677300980242221050002019-02-04 2018 bl uuuu u00u1 u #d7 a10.17851/1983-3652.11.3.192-2122DOI1 aSOUZA, M. I. F. aMicrovídeos e aplicativo móvelbestratégia comunicacional de apoio à implementação de legislação ambiental e florestal.h[electronic resource] c2018 aRESUMO: Ações de popularização da ciência associadas ao uso de mídias digitais ampliam as oportunidades e os espaços para a divulgação de temas de interesse para a sociedade, imprimindo esforço adicional para maior inteligibilidade do discurso científico pelo público leigo. Na atualidade, em instituições públicas de pesquisa, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as ações de divulgação científica também vêm sendo apoiadas por estratégias comunicacionais na mídia digital, por meio de microvídeos e aplicativos móveis para acesso via celulares, tablets e smartphones. O artigo apresenta resultados de pesquisa realizada visando à definição de estratégia comunicacional para promover a divulgação de informações e conhecimentos gerados pela Embrapa sobre soluções tecnológicas, em especial, softwares e sistemas de informação, necessárias à adequação da paisagem rural ao Código Florestal brasileiro. Após um processo de identificação e qualificação de produtos de software e sistemas de informação, cujos conteúdos contemplam a temática ambiental e florestal, e dada a inexistência na Embrapa de materiais audiovisuais e aplicativos móveis sobre tais tecnologias, decidiu-se pela produção de dezesseis microvídeos e pelo desenvolvimento de um aplicativo móvel. Com essa estratégia comunicacional, a Embrapa amplia os meios de acesso gratuito ao conhecimento gerado pela pesquisa, utilizando-se de recursos digitais disponibilizados via dispositivos móveis, acessíveis via internet. Esses recursos favorecem a aproximação da Embrapa com a sociedade, contribuindo para a popularização do conhecimento científico. aTechnology transfer aTransferência de Tecnologia aAplicação móvel aConteúdos digitais aDigital content aDivulgação científica aGeoreferenced information systems aMobile application aScientific dissemination aSistemas de informação georreferenciados1 aTORRES, T. Z.1 aSILVA, J. dos S. V. da1 aPEREIRA, N. R.1 aAPOLINÁRIO, D. R. de F.1 aVISOLI, M. C.1 aEVANGELISTA, S. R. M. tTexto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizontegv. 11, n. 3, p. 192-212, set./dez. 2018.