01861naa a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000160006024501080007626000090018452010490019365000330124270000230127570000200129870000160131870000200133470000200135470000210137477302600139521043312019-01-16 2018 bl uuuu u00u1 u #d1 aANTUNES, E. aInformação para a ação cidadã e promoção do desenvolvimento sustentável.h[electronic resource] c2018 aEste capítulo está vinculado à meta 12.8 que visa garantir que, até o ano 2040, as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização sobre o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza. Considerando a missão e as diretrizes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e as soluções tecnológicas por ela geradas, a abordagem trata, sobretudo, de produção de informação a partir de resultados das pesquisas científicas, cuja fonte é o pesquisador científico, porta-voz da informação relevante que deverá chegar às pessoas, em todos os lugares. Outros atores sociais importantes nesse processo são os profissionais que atuam na comunicação e na educação que, de posse dessa informação, vão expressá-la sob diversas linguagens, de modo que colaborem para estimular a ação para a cidadania do consumidor. Esse importante elo da cadeia produtiva representa também o cidadão comum que é demandado a agir em prol do desenvolvimento sustentável. aDesenvolvimento Sustentável1 aOLIVEIRA, V. B. V.1 aRAMOS, R. G. C.1 aESCOBAR, J.1 aCOSTA, J. R. da1 aSOUZA, R. B. de1 aTURAZI, C. M. V. tIn: PALHARES, J. C. P.; OLIVEIRA, V. B. V.; FREIRE JUNIOR, M.; CERDEIRA, A. L.; PRADO, H. A. do (Ed.). Consumo e produção responsáveis: contribuições da Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2018. p. 75-87. (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 12).