01362naa a2200241 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006010000210007424501600009526000090025552005920026465000230085665000140087965000150089365000120090865000260092065300230094665300280096965300280099770000210102577300740104621006932023-05-19 2018 bl uuuu u00u1 u #d a1415-77051 aAYROZA, I. F. L. aExercício do direito à informação e consumo conscientebcontribuições da economia comportamental para o direito do consumidor.h[electronic resource] c2018 aO presente trabalho buscou analisar a influência da teoria da Economia Comportamental (EC) no direito do consumidor por meio da promoção do direito à informação e consumo consciente. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica em conjunto com o método indutivo, utilizando-se de material publicado em livros e revistas especializados. Ficou evidenciado que o desconhecimento das diferentes formas de manipulação e indução ao consumo de bens e serviços contribui para que os consumidores se tornem mais vulneráveis aos ardis pensados e elaborados pelos fornecedores. aConsumers (people) aMarketing aConsumidor aDireito aFluxo da Informação aConsumo consciente aDireito à informação aEconomia comportamental1 aBORGES, L. de M. tRevista de Direito do Consumidorgv. 119, p. 385-409, set./out. 2018.