01698nam a2200181 a 450000100080000000500110000800800410001910000240006024501160008426001370020030000120033750000170034952010740036665300220144070000190146270000210148170000140150220990382018-11-08 2018 bl uuuu u00u1 u #d1 aGUEDES, T. R. O. N. aO "poder simbólico" do veículo automotorbdesafio para mobilidade urbana sustentável.h[electronic resource] aIn: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA, 5., 2018, Manaus. Anais... Manaus: UFAMc2018 ap. 1-8. aSICASA 2018. aEste artigo é resultado das discussões e reflexões suscitadas durante a disciplina Sustentabilidade e Sociedade, do Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Ao longo do texto, pretende-se estabelecer a relação entre o ?poder simbólico? conceituado por Pierre Bourdieu e o uso do veículo automotor no Brasil. Contudo, para situar tal relação foi necessário contextualizar as cidades, enquanto ?espaços sociais?, onde esse poder se materializa. Assim, este trabalho, produto de uma pesquisa bibliográfica, discorre sobre as lutas estabelecidas nos ?campos do poder?, trazendo a compreensão de que as lutas travadas diariamente - entre condutores e pedestres, ciclistas e motociclistas - é reflexo do ideário da classe dominante nas cidades, presentes também no planejamento ou não das vias de circulação. Ao mesmo tempo, discorre sobre a evidente necessidade da efetivação da política pública de mobilidade urbana sustentável, a partir da análise dos critérios de sustentabilidade de Ignácio Sachs. aMobilidade Urbana1 aARAGÃO, L. A.1 aARRUDA, M. R. de1 aFRAXE, T.