01906nam a2200241 a 450000100080000000500110000800800410001910000240006024501340008426000740021850001810029252009810047365000130145465300270146765300310149465300210152565300140154670000230156070000220158370000190160570000190162470000210164320959162018-09-18 2018 bl uuuu u00u1 u #d1 aBORGES, A. C. M. R. aEstratégias de abordagem agroecológica com educadores no âmbito de escolas rurais do Nordeste Paraense.h[electronic resource] aCadernos de Agroecologia, Porto Alegre, v. 13, n. 1, jul. 2018.c2018 aEdição dos anais do VI Congresso Latino-Americano (CLAA), X Congresso Brasileiro (CBA), V Seminário do DF e Entorno (SEMDF), 12-15 setembro de 2017, a Brasília, DF, Brasil. aO presente artigo visa relatar a experiência do Projeto Tipitamba da Embrapa Amazônia Oriental em discutir estratégias de abordagem agroecológica com educadores no âmbito das escolas rurais do Nordeste Paraense, usando como ferramenta as Minibibliotecas da Embrapa. Foi realizado um encontro para promover a troca de experiências entre educadores e discutir estratégias para articular o uso do acervo à matriz curricular das escolas rurais, oportunizando o intercâmbio de conhecimentos sobre agricultura sem queima e educação do campo entre educadores, pesquisadores e técnicos. A formação de um grupo interdisciplinar foi proposta para o exercício de produção coletiva de conteúdos, valorizando a criação de materiais específicos regionais. Os educadores avaliaram como um encontro estimulante e importante para o surgimento de novos projetos em suas comunidades rurais devido à oportunidade de trocas de saberes e o incentivo a cuidar do meio ambiente. aAmazonia aAgricultura sem queima aMinibibliotecas da Embrapa aSustentabilidade aTipitamba1 aMATOS, L. M. S. de1 aBATISTA, J. A. O.1 aARAGÃO, D. V.1 aSHIMIZU, M. K.1 aSÁ, T. D. de A.