01554nam a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000230006024501530008326000740023650001810031052006520049165300170114365300240116065300160118465300140120070000220121470000240123670000280126070000200128870000160130820958702018-11-22 2018 bl uuuu u00u1 u #d1 aMATOS, L. M. S. de aConstrução do conhecimento agroecológico a partir das percepções dos educadores de escolas rurais da Amazônia Oriental.h[electronic resource] aCadernos de Agroecologia, Porto Alegre, v. 13, n. 1, jul. 2018.c2018 aEdição dos anais do VI Congresso Latino-Americano (CLAA), X Congresso Brasileiro (CBA), V Seminário do DF e Entorno (SEMDF), 12-15 setembro de 2017, a Brasília, DF, Brasil. aEste trabalho busca compreender a partir das percepções dos educadores, como a construção do conhecimento agroecológico está sendo trabalhado na perspectiva da educação do campo. A pesquisa foi realizada com 21 professores de escolas rurais da rede pública de ensino, de municípios do Nordeste Paraense. Na coleta de dados utilizou-se a observação direta. A partir da análise das narrativas provenientes das rodas de conversa, compreendeu-se que os educadores adotam nos currículos escolares os saberes e culturas locais, promovendo a construção coletiva do conhecimento agroecológico, e assim, alcançando uma educação do campo aAgroecologia aEducação do campo aSaber local aTipitamba1 aANDRADE, J. P. de1 aBORGES, A. C. M. R.1 aAZEVEDO, C. M. B. C. de1 aMATOS, G. B. de1 aKATO, O. R.