02122nam a2200241 a 450000100080000000500110000800800410001910000240006024501200008426000330020430000100023749000460024752013610029365000300165465000270168465300260171165300300173765300270176770000220179470000220181670000200183870000220185820823762019-03-19 2017 bl uuuu 00u1 u #d1 aFREIRE, J. R. de S. aProcesso de geração do conhecimento em instituições públicas de pesquisa agropecuária.h[electronic resource] aBrasília, DF: Embrapac2017 a58 p. a(Embrapa Gado de Corte. Documentos, 240). aNo desenvolvimento da sociedade industrial há dois elementos essenciais responsáveis pelo aumento da eficiência da produção: maquinário e o operariado. Para tanto, foi necessário que se prescrevessem métodos e procedimentos "científicos" que favorecessem a organização e realização do trabalho. Seguindo o processo evolução, os avanços tecnológicos delinearam o perfil do novo trabalhador, inserido na sociedade do conhecimento, orientado para a informação e respectiva transformação em conhecimento, potencialmente gerador de um novo produto ou novo serviço para o consumo. Assim, praticamente todas as tarefas são desempenhadas em e por meio de uma organização (DRUCKER, 2007). Drucker (2007) argumenta que o trabalhador do conhecimento detém os meios de produção, enquanto a organização possui as ferramentas de produção. Os dois precisam um do outro. Instituições de Ciência e Tecnologias - ICTs são organizações intensivas em conhecimento; possuem características diferenciadas de outras por terem como foco a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação, e como principal ativo, o capital intelectual baseado na geração do conhecimento tecnológico, resultante das transformações estruturais de investimento em ciência e tecnologia e as interações do empreendedorismo dos agricultores na tecnologia gerada. aInstituição de pesquisa aInstituição pública aEmbrapa Gado de Corte aGeração do conhecimento aPesquisa agropecuária1 aSANTOS, I. C. dos1 aBISCOLA, P. H. N.1 aMALAFAIA, G. C.1 aBUNGENSTAB, D. J.