01654nam a2200181 a 450000100080000000500110000800800410001910000180006024501440007826000960022252010170031865000310133565300240136665300200139065300260141065300210143670000150145720821682017-12-12 2015 bl uuuu u01u1 u #d1 aHAMMES, V. S. aInteligência coletiva para o alcance da sustentabilidadebmacroeducação, um método com ênfase na colaboração.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 11., 2015, Rio de Janeiro. Anais...c2015 aEstimular a ação coletiva e o trabalho em equipe é um esforço necessário para o alcance de modelos de desempenho mais sistêmicos, que contemplem indicadores de natureza social, ambiental, econômica e cultural, de forma integrada. Este artigo descreve, de forma resumida e simplificada, um processo de planejamento participativo e gestão cooperativa, denominado ? Macroeducação?, que tem como meta a construção sistêmica do futuro e a inovação, a partir da transformação de organizações e outras redes humanas em comunidades de aprendizagem, onde pessoas se unem buscando favorecer continuamente a emergência de novas estruturas, incorporando-as em suas rotinas. Como principais características, a Macroeducação apresenta um modelo conceitual para a sustentabilidade e um conjunto de técnicas baseadas na visualização dos resultados durante todo o processo, a partir da apresentação, documentação e formalização das decisões, úteis para a sistematização da gestão cooperativa. aPlanejamento participativo aGestão cooperativa aMacroeducação aPensamento sistêmico aSustentabilidade1 aARZABE, C.