01574naa a2200181 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006010000240007424501250009826000090022352009670023265000250119965300170122465300210124170000250126277301050128720708312017-06-12 2016 bl uuuu u00u1 u #d a2318-180X1 aSOARES, S. H. de M. aLaços, desafios agroecológicos e transformações em Nova Iguaçu (RJ)bum breve estudo de casoh[electronic resource] c2016 aEste estudo de caso busca compreender a Escolinha de Agroecologia como instrumento de fortalecimento cultural e de identidade, focalizando a cidade de Nova Iguaçu (RJ), ao identificar uma territorialidade rural na proposta por tal práxis. Foram utilizadas informações da EMATER, dos anos de 2008 a 2015, somando-as às evidências empíricas relatadas pelos técnicos deste órgão para a construção de dados que complementassem o caso estudado e norteassem a aplicação da metodologia. A pesquisa encontrou na Escolinha de Agroecologia um esforço geral para destacar a importância da educação popular para os agricultores de Nova Iguaçu, fortalecendo a identidade e a reprodução social da cultura rural, mesmo numa localidade de grande expressão urbana. No entendimento dos agricultores, quanto maior os esforços feitos para uma aproximação com o território, mais as desigualdades internas se tornam visíveis e passíveis de serem superadas. aAgricultura Familiar aAgroecologia aSustentabilidade1 aAMANCIO, C. O. da G. tCOLÓQUIO: Revista do Desenvolvimento Regional - Faccat - Taquara, RS -gv. 13, n. 2, jul./dez. 2016