01694naa a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024500490008026000090012950000180013852011090015665000140126565000200127965300280129965300130132765300120134065300190135270000190137170000180139077300560140820668062017-03-13 2016 bl uuuu u00u1 u #d1 aMORGANTE, C. V. aCarteando com Mendel.h[electronic resource] c2016 aSuplemento 1. aEste jogo de cartas tem por objetivo mobilizar conceitos essenciais ao entendimento das Leis de Mendel. Nele são explorados conceitos, tais como fenótipo/genótipo, cromossomos homólogos, genes, alelos, ploidia e formação de gametas, recessividade/dominância e homozigose/heterozigose. Este material didático também permite a contextualização histórica dos trabalhos de Mendel e a iniciação aos fundamentos das Leis de Mendel, sem, no entanto, explorar mecanismos meióticos de recombinação gênica, assunto que deve ser trabalhado em etapa posterior. Este jogo é recomendado para estudantes que estejam cursando o Ensino Médio, quando os conceitos relacionados às Leis de Mendel e suas implicações são discutidos em maior profundidade. Assim, pretende-se que o estudante seja capaz de adquirir habilidades e competências básicas sob uma perspectiva que priorize não somente a mera reprodução do conhecimento teórico, mas também o desenvolvimento de raciocínio crítico e questionador dos conteúdos associados à hereditariedade e à transmissão dos caracteres hereditário aGenética aHereditariedade aCaracteres hereditário aConceito aGenetic aLeis de Mendel1 aGABRIEL, A. E.1 aSANTOS, T. D. tGenética na Escolagv. 11, n. 2, p. 372-379, 2016.