02363nam a2200217 a 450000100080000000500110000800800410001910000190006024501660007926000150024530000110026050002050027152015330047665000160200965000170202565000170204265000250205965000210208465300230210565300170212820654002017-07-21 2016 bl uuuu m 00u1 u #d1 aSPOSITO, E. C. aAgricultura orgânica do estado do Espírito Santobdiversidade e comercialização de seus produtos na região metropolitana de Vitória.h[electronic resource] a2016c2016 a174 p. aDissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) - Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural, UFSCar, Araras. Orientadora: Lucimar Santiago de Abreu (CNPMA). aResumo: O presente estudo apresenta a análise da diversidade das formas de comercialização de produtos orgânicos em Vitória (ES), além da discussão sobre essa temática da pesquisa. O objetivo é entender como e em que condições o mercado valoriza a produção local, fortalece a produção familiar ecológica e a soberania alimentar. A metodologia da pesquisa levou em consideração dados quantitativos e qualitativos, utilizando informações públicas disponíveis e dados adquiridos na pesquisa de campo. A avaliação mostra que os produtos orgânicos são comercializados por vendas diretas, em feiras livres de orgânicos e feiras de exposição, e por vendas indiretas em supermercados, lojas especializadas e restaurantes. Dentre os canais de comercialização avaliados, foram as feiras livres de produtos orgânicos que apresentaram a maior diversidade de produtos, além do melhor preço, que foi até cinco vezes menor do que nos supermercados. Ainda, os preços dos produtos orgânicos, quando comparado com os convencionais equivalentes, apresentaram-se sempre com valores maiores em canais de comercialização indiretos. Porém, entre feiras livres convencionais e orgânicas encontraram-se preços de produtos orgânicos maiores, iguais ou menores que seus equivalentes convencionais. Portanto, conclui-se que esse canal de comercialização valoriza a produção familiar orgânica, promovendo o empoderamento dos produtores familiares e o acesso à alimentação saudável para o consumidor local. aAgroecology aBiodiversity aFamily farms aAgricultura familiar aEcologia vegetal aAgrobiodiversidade aAgroecologia