01795naa a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000250006024501340008526000090021952010490022865000330127765000260131065300310133665300410136765300240140865300320143270000220146477301030148620607242017-04-06 2016 bl uuuu u00u1 u #d1 aCAVALCANTE, R. M. B. aConstruindo uma agência de comunicação comunitáriaba experiência do território Alto Oeste Potiguar.h[electronic resource] c2016 aResumo: O presente artigo apresenta o processo de articulação e constituição de uma agência de comunicação em um território atendido pelo Plano Brasil Sem Miséria no campo, do Governo Federal. A experiência visa estimular o desenvolvimento local a partir da comunicação comunitária, atuando como um elemento integrador, mobilizador e amplificador da visibilidade das ações tanto do projeto quanto do Território Alto Oeste Potiguar, foco das nossas atenções. Para tanto, uma série de oficinas de comunicação são realizadas com comunicadores locais, formadas por grupos de técnicos, estudantes, professores, sindicalistas e lideranças comunitárias. Um dos resultados das capacitações foi a criação de uma página no Facebook voltada especificamente para notícias e informações sobre o território, a partir da perspectiva de um jornalismo de serviço, lacuna apontada pelos próprios membros da agência. O texto aborda ainda os conceitos teóricos e as práticas metodológicas subjacentes a toda essa iniciativa. aDesenvolvimento comunitário aDesenvolvimento rural aComunicação comunitária aComunicação para o desenvolvimento aComunicação rural aDesenvolvimento territorial1 aNOBREGA, A. R. da tRevista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubatégv. 12, n. 4, p. 206-221, 2016.