01542nam a2200193 a 450000100080000000500110000800800410001910000190006024500660007926000160014530000100016150001230017152009670029465000150126165300240127665300230130065300120132365300130133511060022007-07-18 2003 bl uuuu m 00u1 u #d1 aPEREIRA, J. C. aDia de campo na TVbestudo de caso sobre comunicação rural. a2003.c2003 a60 f. aMonografia (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo)-Centro Universitário do Distrito Federal, Brasília-DF. aTem a proposta de conhecer o Dia de campo na TV (DCTV), meio de comunicação próprio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Desde 1998, o programa veicula tecnologias desenvolvidas pela empresa. Para realizar a pesquisa, recorreu-se à metodologia qualitativa. A partir das respostas dos entrevistados, foi possível obter os seguintes resultados: o programa funciona como primeiro passo de transferência de tecnologia; explicar a tecnologia em formato passo-a-passo facilita a visualização do assunto, auxiliando a compreensão; participar do programa é oportunidade para esclarecer dúvidas, mas esse recurso ainda não supre todas a necessidades dos telespectadores; as informações transmitidas funcionam como guias que dão segurança na tomada de decisões do homem do campo; a comunicação televisiva e os meios de interação interpessoais, técnicos e extensionistas rurais podem funcionar em conjunto na comunicação rural. aTelevisão aComunicação rural aDia de Campo na TV aEmbrapa aPrograma