04692nam a2200385 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024501380008126000160021930000160023550001290025152034680038065000160384865000260386465000100389065000170390065000160391765000120393365000210394565300210396665300390398765300160402665300200404265300170406265300260407965300310410565300240413665300270416065300210418765300250420865300260423365300200425965300270427920523872020-03-10 2016 bl uuuu m 00u1 u #d1 aMORAES, A. D. de aEntre a incerteza e a confiançabmercados e relações sociais de troca comercial dos fruticultores no polo Petrolina-PE/Juazeiro-BA a2016.c2016 a320 f.cil. aTese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Orientado por Josefa Salete Barbosa Cavalcanti. aO objetivo desta tese é analisar as relações sociais de troca que se estabelecem entre os produtores frutícolas dos perímetros federais irrigados do polo Petrolina-PE/Juazeiro-BA, vale do rio São Francisco, e os agentes dos mercados de frutas frescas. Investigar o modo como essas relações, operadas a montante e a jusante da cadeia produtiva de frutas se apresentam, que contextos e estruturas sociais as influenciam e quais as mediações que requerem. O trabalho realizado permite entender como funcionam esses mercados, de alto grau de individualização e incertezas, característico do modo de produção capitalista. Para além das explicações da teoria econômica, o mercado é aqui entendido como um processo histórico de construção social. A abordagem teórico-metodológica inclui o tema dos sistemas agroalimentares globais e conceitos da economia das organizações, e tem como base contribuições da sociologia da agricultura e dos alimentos e da sociologia econômica; conceitos bourdieusianos de campo, habitus, capitais, poder, hierarquias e interesses, entre outros, são utilizados para compreender os contextos atuais, a ação das forças estruturantes dos mercados e as mediações requeridas nas relações sociais de troca comercial. A investigação empírica, por questão de economia de tempo e de recursos, se concentrou nos dois maiores e mais complexos perímetros federais do polo, o Nilo Coelho, em Petrolina (PE) e o Maniçoba, em Juazeiro (BA), cujos ocupantes foram selecionados e tomados como representativos do universo pesquisado. A metodologia, predominantemente qualitativa, integra diferentes técnicas de pesquisa, inclusive quantitativas, como a aplicação de análise de survey, que serviu para atualizar os dados relativos aos grupos de fruticultores que exploram os denominados lotes de colonos. As entrevistas semiestruturadas foram trabalhadas com o recurso da análise de conteúdo. Os resultados obtidos respondem às hipóteses da pesquisa, revelando um longo processo de construção social, globalizado e com alto grau de incerteza e riscos, a exigir a coordenação de múltiplos fatores. Como demonstrado neste estudo, as relações sociais de troca comercial estão submetidas a influências diversas, que as promovem ou as constrangem, vindas do próprio contexto e de estruturas sociais formadas ao longo de seu desenvolvimento histórico. O estudo identificou, a partir dos relatos, valiosas oportunidades para a produção de frutas frescas, que estimulam o protagonismo de seus agentes ? se bem que não acessíveis para todos -, dadas por características da natureza e da cultura, destacando-se a particularidade do clima; a existência de redes sociais eficientes no acesso aos mercados e ao conhecimento, arranjos institucionais ainda favoráveis à produção e uma disposição empresarial que parece dar sentido à vida. Isto nada obstante, foram relatadas ameaças conjunturais e estruturais à competitividade, vindas, por exemplo, da iminência de crises do abastecimento hídrico, de contingências climáticas e econômicas, dos custos crescentes e das estratégias comerciais de competidores internacionais. Para lidar com as incertezas desse contexto, os agricultores lançam mão, em suas interações de troca comercial, de relações pessoais baseadas em valores morais, em práticas que se revelam, para além dos preços, como fatores de coordenação desses mercados. aAgricultura aDesenvolvimento rural aFruta aFruticultura aIrrigação aMercado aSociologia rural aAgrifood systems aCadeia Produtiva de Frutas Frescas aFresh fruit aFruit producers aFruta fresca aFruticultura irrigada aNortheasr Region of Brazil aPolo de irrigação aProdutores Frutícolas aRelação Social aSan Francisco Valley aSistema Agroalimentar aTroca Comercial aVale do São Francisco