02947nam a2200289 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024500850008026002700016530000110043552019650044665000130241165000140242465000100243865000220244865000270247065000090249765300200250665300160252665300270254265300180256965300140258770000200260170000160262170000200263720470082023-10-02 2014 bl uuuu u00u1 u #d1 aRYBKA, A. C. P. aDesenvolvimento e aceitação de barra de cereal sabor umbu (Spondias tuberosa). aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 24.; CONGRESSO DO INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE FRUTOS TROPICAIS, 4., 2014, Aracaju. Inovação e sustentabilidade em ciência e tecnologia de alimentos: resumos. Campinas: SBCTAc2014 ap. 33. aProduto bastante consumido nos dias atuais, a barra de cereal é uma alternativa saudável e prática. Este trabalho teve como objetivo formular barra de cereais contendo umbu, de preparo simples e baixo custo, e avaliar a aceitação do produto pelos consumidores, afim de propor a possível elaboração por pequenas agroindústrias. Foram desenvolvidas três formulações contendo ingredientes em diferentes proporções. A amostra 1 foi composta por xarope de polpa de umbu com sacarose, aveia prensada, coco ralado, castanha de caju, flocos de arroz, uva passa e doce de umbu em corte. A amostra 2 continha xarope de polpa de umbu com glicose, aveia prensada, coco ralado, castanha de caju, flocos de arroz e uva passa; e a amostra 3 foi composta por xarope caramelizado de polpa de umbu com sacarose, aveia prensada, coco ralado, castanha de caju, flocos de arroz e uva passa. Foi realizado teste de aceitação das barrinhas com 50 consumidores que avaliaram o quanto gostaram do produto utilizando escala hedônica de nove pontos (1=desgostei x extremamente; 9=gostei extremamente), além do grau de intenção de compra (1=certamente não compraria; 5=certamente compraria). Para aceitação da aparência, cor e textura as três formulações obtiveram notas sem diferença estatística (p < 0.05) entre si, e acima de 7, equivalente a ?gostei moderadamente? na escala. Para aroma, sabor e impressão global, as amostras 1 e 3 destacaram -se da amostra 2, sendo que a amostra 3 obteve as maiores médias de aceitação. Com relação ao sabor, a amostra 3 obteve média 8, equivalente a ?gostei muito? na escala. Segundo o teste de intenção de compra, 60% dos consumidores responderam que ?certamente comprariam? a amostra 3 caso estivesse a venda. Através desse trabalho pode-se concluir que as formulações testadas apresentaram bons resultados de aceitação, e que a formulação com xarope caramelizado foi a preferida pelos consumidores. aSpondias aQualidade aSabor aSpondias Tuberosa aTecnologia de alimento aUmbu aBarra de cereal aCereal umbu aFormulação sensorial aFormulações aSensorial1 aSILVA, K. P. da1 aPEREIRA, G.1 aMATTA, V. M. da