01882nam a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001902000220006010000180008224500560010025000110015626000330016730000210020049000100022152012830023165000140151465300180152865300310154665300180157765300380159565300190163320457552017-07-20 2016 bl uuuu 00u1 u #d a978-85-7035-571-31 aCRISCUOLO, C. aAtlas escolar da região metropolitana de Campinas. a2. ed. aBrasília, DF: Embrapac2016 a97 p. v. 1.cil. vv. 1. aO projeto GeoAtlas contribuiu para disseminar a importância que as atividades agropecuárias desempenham para a sociedade. A equipe do projeto utilizou a geotecnologia como ferramenta facilitadora na elaboração deste Atlas escolar da Região Metropolitana de Campinas. Ao longo do projeto, a equipe investiu em duas grandes frentes. A primeira delas foi capacitar um grupo piloto de professores da rede municipal de ensino de Campinas no uso de sistema de informação geográfica e no acesso a dados gratuitos disponíveis na internet. Com essa experiência, foram elaborados conjuntos de materiais a serem transferidos para outros professores interessados em preparar seu próprio material escolar e utilizá-lo em sala de aula de forma dinâmica e independente. A segunda frente de trabalho foi definir e implementar metodologia para a elaboração participativa de material didático, focada na abordagem de temas de caráter local, no uso de novas tecnologias em sala de aula e na importância do tema agropecuária e seus desdobramentos na sociedade global. Nessa etapa, foram promovidas oficinas, durante as quais a equipe de técnicos e professores definiu o conteúdo e a abordagem dos temas inseridos no atlas com base em necessidades práticas do público escolar. aGeografia aAgropecuária aEducação infanto-juvenil aGeotecnologia aRegião metropolitana de Campinas aUso das terras