02162nam a2200181 a 450000100080000000500110000800800410001910000230006024501540008326001830023752014510042065300140187165300150188565300230190065300280192365300140195165300150196520413112016-03-17 2015 bl uuuu u00u1 u #d1 aOLIVEIRA, V. B. V. aA formação de professores para a era da conexão móvelbum estudo reflexivo sobre as práticas da cultura móvel e ubíqua.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE COMUNICAÇÃO - IBERCOM, 14. , 2015, São Paulo. Comunicação, cultura e mídias sociais: anais . São Paulo: ECA-USP, 2015. p. 1594-1604.c1604 aEste trabalho tem por objetivo analisar o processo dialógico na metodologia de produção coletiva de videoclipe ambiental com uso de música amazônica, prática educomunicativa desenvolvida em projetos de divulgação científica e educação socioambiental, na Embrapa Rondônia. Tem-se como referencial teórico o dialogismo em Paulo Freire e M. Bakhtin, uma vez que Freire estimulou a comunicação dialógica para alcançar a transformação necessária das práticas educativas e que, referida prática tem a oficina como o lugar de interação de parceiros para a produção de sentido e elaboração de novos discursos. A pesquisa busca entender se a interação estabelecida nas oficinas, nas quais a metodologia foi aplicada, permite aos participantes produzir um novo discurso que expresse suas realidades. Os resultados da análise apontam que a interação ocorrida em oficinas de produção de videoclipes com acadêmicos de Comunicação Social e educadores ambientais, contribuiu para leitura crítica do discurso literário da música e sua expressão em outro gênero textual, neste caso, o videoclipe. Conclui-se que o uso da música no processo reflexivo/ educativo com grupos em oficinas, caracteriza-se como comunicação dialógica e recurso didático de educomunicação socioambiental, que pode ser utilizado para sensibilizar para questões ambientais e recomenda-se sua aplicação na educação formal e não formal. aDialogism aDialogismo aDiscurso ambiental aEnvironmental discourse aVideoclip aVideoclipe