01641nam a2200193 a 450000100080000000500110000800800410001910000150006024501440007526000630021930000120028252010160029465000310131065300240134165300200136565300260138565300210141170000150143220412432016-03-17 2015 bl uuuu u00u1 u #d1 aHAMMES, V. aInterligêcia coletiva para o alcance da sustentabilidadebmacroeducação, um método com ênfase na colaboração.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 6.c2015 ap. 1-14 aEstimular a ação coletiva e o trabalho em equipe é um esforço necessário para o alcance de modelos de desempenho mais sistêmicos, que contemplem indicadores de natureza social, ambiental, econômica e cultural, de forma integrada. Este artigo descreve, de forma resumida e simplificada, um processo de planejamento participativo e gestão cooperativa, denominado ?Macroeducação?, que tem como meta a construção sistêmica do futuro e a inovação, a partir da transformação de organizações e outras redes humanas em comunidades de aprendizagem, onde pessoas se unem buscando favorecer continuamente a emergência de novas estruturas, incorporando-as em suas rotinas. Como principais características, a macroeducação apresenta um modelo conceitual para a sustentabilidade e um conjunto de técnicas baseadas na visualização dos resultados durante todo o processo, a partir da apresentação, documentação e formalização das decisões, úteis para a sistematização da gestão cooperativa. aPlanejamento participativo aGestão cooperativa aMacroeducação aPensamento sistêmico aSustentabilidade1 aARZABE, C.