01519nam a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024500460008126000160012730000100014350001330015352009360028665000140122265000120123665000120124865300120126065300280127265300130130011038002007-07-18 2001 bl uuuu m 00u1 u #d1 aMADAIL, J. C. M. aMarketing para a Embrapa Clima Temperado. a2001.c2001 a65 f. aMonografia (Especialização em Marketing para a Gestão Empresarial)-Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina-SC. aO fato marcante deste final de século foi o surgimento de uma nova geografia das economias mundiais, representada pelos blocos econômicos que se formaram na busca do fortalecimento e da expansão dos negócios. A concorrência ocorre em todos os níveis, inclusive no âmbito das empresas que atuam no campo da ciência e tecnologia voltadas para o segmento agropecuária. O envolvimento da Embrapa com negócios evidencia a consciência dos seus dirigentes, da necessidade da modernização da empresa, aproximando-a ainda mais dos clientes, como forma de torná-la competitiva. Para o desenvolvimento do estudo, utilizou-se conceitos e ferramentas do marketing orientado para o relacionamento empresa-cliente. Analisou-se os modelos atual de gestão da empresa, institucional, original e atual e programático. O caso escolhido para a prática do marketing foi a Embrapa Clima Temperado, uma unidade descentralizada da empresa. amarketing aGestão aProduto aCliente aEmbrapa Clima Temperado aServiço