02140nam a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024501240008126002390020530000140044452013040045865000250176265000200178765000130180765000250182065300390184565300320188470000180191620370832020-01-29 2008 bl uuuu u01u1 u #d1 aGUEDES, V. G. F. aIntegração entre pesquisa e política pública municipalbreflexão sobre a dinâmica do desenvolvimento territorial. aIn: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA TECNOLÓGICA, 2008, Campina Grande. Os desníveis regionais e a inovação no Brasil: os desafios para as instituições de pesquisa tecnológica: anais. Brasília, DF: ABIPTIc2008 c1 CD-ROM. aNeste texto pretende-se organizar e analisar um conjunto de informações sobre a experiência do município de Patos de Minas com o programa de desenvolvimento rural sustentável, com foco no Projeto de Educação Familiar Rural ? EdufaRural. O programa e o projeto educacional que o integra prevêem vários objetivos, em destaque: para o município - criar e implementar soluções para entraves históricos ao fortalecimento e desenvolvimento do mundo rural; para outros agentes externos à municipalidade - gerar um acervo de conhecimentos sobre desenvolvimento local e rural que possibilite políticas de intervenção noutros territórios, com circunstâncias similares (PATOS DE MINAS, 2003a). Tematicamente deseja- se que seja multidisciplinar, considerando que a própria compreensão do processo de desenvolvimento social requer a contribuição de vários campos do conhecimento. Em essência, prospecta-se até que ponto as partes atuantes no ou alinhadas com o EdufaRural conseguiram construir as parcerias necessárias e anunciadas e, com essas e outras estratégias, a sustentabilidade político-institucional do projeto. Os contornos temporais para o trabalho circunscrevem fatos e fenômenos ocorridos entre 2001 (quando da concepção primária do EdufaRural) e a presente época. aAgricultura familiar aExtensão rural aPesquisa aPolíticas públicas aDesenvolvimento rural sustentável aDesenvolvimento territorial1 aDUARTE, E. G.