02646naa a2200493 a 450000100080000000500110000800800410001910000180006024501000007826000090017852014200018765000170160765000110162465000110163565000140164665000230166065000150168365000130169865000150171165000170172665000090174365000160175265000190176865000110178765000120179865000220181065000120183265000180184465000150186265000280187765000120190565000240191765000150194165000110195665300110196765300110197865300160198965300120200565300120201765300100202965300140203970000160205377300830206911017522000-06-19 2000 bl uuuu u00u1 u #d1 aVILELA, N. J. aSituacao atual da participacao das hortalicas no agronegocio brasileiro e perspectivas futuras. c2000 aEsse trabalho descreve a situacao das hortalicas no contexto do agronegocio brasileiro, com vistas a atender uma demanda crescente por informacoes por parte do publico que desenvolve atividades relacionadas a area. Levando emconsideracao a producao dos estados mais importantes da Regiao Sudeste, procurou-se tracar o perfil atual do mercado de hortalicas em termos de volume, participacao e valores financeiros, bem como descrever as principais caracteristicas do movimento comercial de batata, tomate, cenoura, alho e cebola. Foram consideradas as novas tendencias de consumo e a expansao de novos mercados para hortalicas, como produtos organicos, minimamente processados, congelados e supergelados, conservas e enlatados, desidratados e liofilizados. Discutiu-se tambem as mudancas na estrutura de distribuicao das hortalicas no atacado e varejo, com as consequencias da crescente participacao dos supermercados nas vendas. Foi avaliada a participacao das hortalicas em uma projecao do consumo alimentar nas difernetes classes de renda, em diferentes cenarios (taxa de crescimento economico, incremento populacional, consumo). De acordo com os dados levantados, o agronegocio das hortalicas oferece amplas perspectivas para todos os segmentos envolvidos, e as mudancas observadas no mercado apontam para melhoria da eficiencia, associada a ganho de competitividade, em qualidade, diferenciacao, precos e custos. aagribusiness aBrazil agarlic amarketing apostharvest losses atechnology atomatoes avegetables aAgronegócio aAlho aAllium Cepa aAllium Sativum aCebola aCenoura aComercialização aConsumo aDaucus Carota aHortaliça aLycopersicon Esculentum aMercado aPerda Pós-Colheita aTecnologia aTomate aBrasil aCarrot aConsumption aImpacto aImpacts aOnion aVegetable1 aHENZ, G. P. tCadernos de Ciencia & Tecnologia, Brasiliagv.17, n.1, p.71-89, jan./mar.2000.