01794nam a2200241 a 450000100080000000500110000800800410001910000180006024500840007826001550016230000120031752010030032965000180133265300180135065300290136865300270139765300290142465300180145365300190147165300260149070000170151670000190153320139862020-01-21 2014 bl uuuu u00u1 u #d1 aTORRES, T. Z. aComunicação e divulgação científica na agricultura.h[electronic resource] aIn: COLÓQUIO INTERNACIONAL TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, 2., 2014, Florianópolis. [Anais...]. Florianópolis: UFSCc2014 ap. 1-6. aEm instituições públicas de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a comunicação e a divulgação científica para a agricultura enfrentam inúmeros desafios que vão desde o acesso e a a forma como são exercitados estes processos até os relacionados à melhoria das condições políticas, sociais e econômicas deste importante segmento. Partindo da discussão sobre as tendências que norteiam a comunicação para a disseminação das informações e conhecimentos produzidos pela Embrapa, este artigo tem o objetivo de apresentar um esboço de modelo comunicacional de divulgação científica fundamentado na lógica da midiatização, cujo pilar é a edificação de uma relação comunicativa dialógica e participativa. Entende-se que o esboço de modelo proposto propulsiona a divulgação e a transferência dos conhecimentos gerados na empresa e a assimilação destes por parte do público a qual se destina. aComunicação aCommunication aComunicação dialógica aDialogic communication aDivulgação científica aMediatization aMidiatização aScience communication1 aPINTO, D. M.1 aPEREIRA, N. R.